terça-feira, 20 de julho de 2010

Flakturm / Flaktower - "Torres de batalhas" - As torres de defesa anti-aérea de Berlim





Exemplo de uma arma das torres: guarnição de um Flak 40 de 12,8 cm, na torre do zoologico de Berlim.


As torres de defesa anti-aérea de Berlim, tinham sido construidas em 191/42, logo a seguir aos primeiros ataques dos aliados.

Havia três complexos de defesa anti-aérea, cada um constituido por duas torres. Uma mais pequena, utilizada para comunicações e com armamento mais leve e outra muito maior, chamada de "Torre de batalha", equipada com armamento anti-aéreo pesado. Em Berlim, estas torres encontravam-se em,Humboldthain, Friedrichshain e a última, nos terrenos do jardim zoologico, na zona do Tiergarten (grande zona verde de Berlim), Estas três grandes torres, estavam nos vertices de um triangulo, no meio do qual ficava a zona do Reichtag e a Chancelaria do Reich. Era aliás a torre de comunicações do jardim zoológico, que servia de torre de comunicações do abrigo de Hitler, nos subterrâneos da chancelaria.

A maior de todas as torres, era a torre G, a "torre de batalha" do complexo do jardim zoologico. Cobria a superficie de um quarteirão, tinha uma altura superior a 40 metros, e paredes de betão reforçado, com uma espessura superior a 2.5 metros. As aberturas laterais podiam ser fechadas por coberturas de aço com 1 metro de espessura. No telhado, havia uma bataria com quatro peças duplas de 122mm (um total de oito canhões).

No interior, o ruido era insuportável, por causa do barulho dos disparos e do vaivem continuo dos elevadores das munições, desde o paiol, no andar terreo, até ao topo.

A torre G, tinha sido construida não só como uma torre de defesa anti-aérea mas também como um imenso depósito de 5 pisos, com a seguinte distribuição:

Cobertura - Peças anti-aéreas
5º andar - Guarnição de 100 a 300 homens da torre
4º andar - Hospital da Luftwaffe, com 100 camas, sala de raio X, e duas salas de operações completamente equipadas. O hospital dispunha de 5 médicos, 20 enfermeiras e 30 auxiliares. Nos últimos dias da batalha, o numero de pessoas aumentou enormemente.
3º andar - Casa forte, onde estavam alguns dos mais preciosos tesouros dos museus da Alemanha, como as esculturas de Pérgamo, mandadas construir por Euménio II rei dos Gregos, 180 anos antes de Cristo, ou o tesouro de ouro do rei Príamo, e outras reliquias obtidas aquando da descoberta da cidade de Tróia.
1º e 2º andares - Abrigo para os civis, com cozinhas, armazéns de géneros alimentares, e instalações de emergência para a radio alemã, "Deutschlandsender"
Piso térreo: Paiol de munições

A torre G, era bastante auto-suficiente. Tinha o seu próprio abastecimento de água, e energia eléctrica e acomodava 15.000 pessoas durante os ataques aéreos. O nível de aprovisionamentos era tal, que a guarnição da torre dizia que, acontecesso o que acontecesse ao resto de Berlim, a torre do jardim zoológico, era capaz de resistir durante um ano se necessário.




 


A Torre Flak no bunker do Zoologico (codinome "Gustav"), no parque Tiergarten. Em primeiro plano um destruído Tanque Josif Stalin.

Fonte: http://www.areamilitar.net/historia/1945_QuedaBerlim/1945_Flakturm_G.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.